
Aline Morais
Psicanalista | Psicóloga - CRP 06/218833
Muito prazer, sou Psicanalista, Psicóloga, Professora, Pesquisadora e Supervisora clínica. Atendo adultos e adolescentes (15-17 anos) em processos individuais, casais e famílias. Minha clínica tem embasamento teórico multirreferencial, porém, tenho maior apreço por autores como Sigmund Freud, Sándor Ferenczi, Donald Winnicott, Wilfred Bion e psicanalistas contemporâneos que ampliaram os conceitos destes, como André Green, Thomas Ogden, René Roussillon, Christopher Bollas e Antonino Ferro, além de teóricos da psicanálise vincular, como Janine Puget e Isidoro Berenstein.
Atualmente, atendo nas modalidades online e presencial, em dois espaços, em uma região mais central de Campinas/SP e no distrito de Barão Geraldo, também, 01 vez ao mês atendo presencialmente em São João da Boa Vista/SP.
Minhas áreas de maior interesse, estudos e pesquisa são: psicanálise de casal e família, transgeracionalidade, trauma, psicossomática psicanalítica, problemáticas alimentares e casos graves de manejos específicos.
Além disso, sou escritora/poeta, atuo como celebrante em casamentos e prático a arte da cerâmica.
A seguir, um pouco de minha trajetória profissional.
"Os delírios verbais me terapeutam"
Manoel de Barros
Formação em psicanálise:
Meu percurso em psicanálise iniciou em 2014, quando fiz uma primeira Formação em Psicanálise Clássica, depois fiz uma Formação em Psicanálise na Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar e posteriormente uma formação em Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família pelo Instituto Nebulosa Marginal. Além dos estudos teóricos e clínicos em torno de conceitos clássicos e contemporâneos, minha formação continuada é sustentada por supervisões clínicas e minha análise pessoal, este tripé é fundamental para que eu continue me formando e me mantenha como psicanalista.
Formação acadêmica:
Concluí Bacharelado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) e Bacharelado em Administração pela Universidade da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) e especializações nas áreas de Educação e de Gestão de Pessoas, ambas pela Anhanguera-UNIDERP e Psicanálise pela Faculdade Álvares de Azevedo (FAATESP), além de extensões em Psicanálise de Bebês pelo Instituto Langage; Inconsciente, Ética e Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP-IEL,); Psicanálise de Casais pelo Instituto Contemporâneo e Problemáticas Alimentares pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente sou Mestranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) em que pesquiso psicanálise, trauma e problemáticas alimentares e curso Bacharelado em História pela Universidade São Francisco (USF).
Experiência clínica:
Sigo desde 2017 atendendo na clínica. Atualmente me dedico a atender adultos e adolescentes (15-17) na modalidade individual e também atendo nas modalidades de casal e de família, tanto online como presencial. Também ofereço supervisões clínicas para psicólogos e psicanalistas que estão no início do percurso em psicanálise. Sou membra do Rede de Estudos e Escuta Psicanalítica em Problemáticas Alimentares (REEPPA) e da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF).
Experiência em empresas e como docente:
Trabalhei mais de 15 anos em gestão de recursos humanos e desenvolvimento humano em empresas nacionais e multinacionais de varejo, indústria e serviços e, a partir disso, iniciei uma trajetória como docente em 2009, ministrando aulas para graduação e MBA, nas áreas de gestão de pessoas e psicologia organizacional. Desde 2024 estou como professora convidada no Instituto Dédalus onde dou alguns módulos relacionados a Psicanálise Contemporânea, como psicanálise vincular, problemáticas alimentares e manejo clínico.
Experiência como escritora:
Como poeta, possuo dois livros publicados pela Editora Metamorfose, o "Tik Textos: minicontos, haicais, poetrix, aforismos e outros textos brevissímos", uma coletânea publicada em 2022, em que participei com 3 minicontos e "Entre nós e nó(s): poemas e enlaces psicanalíticos", meu primeiro livro, lançado em 2023.